A ilusão dos treinos de pré-temporada

12 fevereiro, 2007 at 9:19 pm 3 comentários

BAR Honda

O que devemos esperar dos treinos de pré-temporada?
Voltemos um ano atrás. Quem não se lembra da Honda, que acabara de comprar as ações restantes da BAR, e depois de anos voltara a ter uma equipe própria na F1? Mais do que isso. Contratou Rubens Barrichello para ser companheiro de Jenson Button, fez uma festa pomposa, lançou dois carros ao mesmo tempo, um para cada piloto e liderou quase todos os treinos da pré-temporada. Porém, na hora do vamos ver, ficou em 4º no campeonato, conseguiu uma única vitória e se tornou na decepção da temporada.

Como explicar o que aconteceu? Simples!
Na pré-temporada algumas equipes procuram mostrar força e correm com pouco combustível – caso da Honda ano passado. A equipe quis impressionar as mais fortes, que tentam esconder o seu potencial. O truque? Dividem a pista em três ou quatro trechos e a cada volta aceleram ao máximo em apenas um deles, escondendo o jogo para quando a competição realmente começar.

Mclaren

Foi assim em 1988, quando a Mclaren se fez de morta, enquanto Lótus e Ferrari dominavam a pré-temporada. Depois, a equipe britânica liderou o campeonato ficando com 15 vitórias em 16 provas. Por falar em Mclaren, ela parece ser a Honda da vez. Contratou o atual bi-campeão do mundo, Fernando Alonso, e vem dominando os testes de pré-temporada. Resta saber se ela vem forte mesmo ou se não é apenas mais uma ilusão de treinos. E isso, só saberemos depois que as luzes vermelhas se apagarem e a temporada finalmente começar.

Um abraço a todos,
Ricardo César

Anúncios

Entry filed under: Novidades.

Meu pai… Velocidade + Música = :D

3 Comentários

  • 1. Bárbara Franzin  |  14 fevereiro, 2007 às 3:27 pm

    Mais um ótimo texto. Agora só nos resta esperar o que irá acontecer no dia 18 de março. Testes para mim sempre cheiraram um pouco a fraude. 🙂

  • 2. Bianca Moura [Nesquik]  |  15 fevereiro, 2007 às 6:52 pm

    Boom!
    Otimo texto mesmo!
    Essa eh pra acabar com a velha frase “Fulaninho é uma promessa” Não existem promessas baseadas em pré temporada!
    E sim baseadas na tradição! E mesmo assim as vezes falha!

    BjUh a todos!

  • 3. Ricardo César  |  17 fevereiro, 2007 às 11:22 am

    Massa comenta sobre equipes concorrentes e Raikkonen

    Em seu blog oficial, o brasileiro Felipe Massa , da Ferrari , acredita que a BMW-Sauber, McLaren e Renault serão as principais concorrentes do time italiano, pelo menos no início da temporada da Fórmula 1 .

    “Claro que estou concentrado no nosso trabalho na Ferrari, mas todos nós gostamos de espichar os olhos e conferir o que os concorrentes estão fazendo. É certo que a McLaren será muito competitiva, a BMW parece ter dado um grande passo à frente e a Renault também estará forte, embora ainda seja preciso verificar se continuam com o mesmo ritmo do ano passado. Acho que nós e essas três equipes sairemos um pouquinho na frente.
    Massa comentou que gostou de seu novo companheiro de equipe, o finlandês Kimi Raikkonen, e que está feliz em poder trabalhar com ele.

    “A outra mudança importante é que agora tenho um novo companheiro de equipe. Kimi tem características e personalidade diferentes de Michael. Ele não é de falar muito e prefere ficar na dele. Parece ser um cara legal e não ser do tipo que gosta de fazer política. É bom de trabalhar junto e estou seguro que não terei problemas com ele. O importante é que ele trabalha para a equipe, a fim de que nós dois tenhamos o melhor carro possível”, disse.

    Obs:ainda acho a ferrari favorita, e que esta escondendo o jogo nos textes coletivos, mas só em março pra sabermos

    Abraço a todos

    Ricardo César


Sobre a autora

Bárbara Franzin é paulistana, geminiana, jornalista e gremista. Tem 22 anos e trabalha na Fan Comunicação, onde assessora clientes... > Saiba mais

Tópicos recentes

Adicione por aí!

Adicione este blog aos seus favoritos com o AddThis!

Fotos no Flickr

my del.icio.us

BlogBlogs

O maior diretório de blogs e fotologs do Brasil

Apoio


%d blogueiros gostam disto: