Anos semi-dourados

29 janeiro, 2007 at 8:52 pm

203157grand-prix-posters.jpg

Grand Prix é legal, Grand Prix fala de Fórmula 1, Grand Prix tem pilotos de verdade no elenco, Grand Prix é longo demais!

O filme, feito em 1966 por John Frankenheimer, reúne elementos que os apaixonados por automobilismo adoram como muita competição, pilotos arrojados, circuitos fantásticos e, mais, os bastidores de nove corridas alucinantes que definem o novo campeão da temporada de Fórmula 1.

As tomadas são fantásticas e não é à toa que o filme ganhou três Oscar®: melhores efeitos e efeitos de som, melhor edição e melhor som. Além disso, foi indicado em mais quatro categorias.

grandprix.jpgMas, vamos falar um pouco da história de Grand Prix. Tudo começa em Mônaco. Pete Aron, piloto americano da Jordan-BRM, vê uma peça de seu carro sair e o mesmo ir em cheio no seu companheiro de equipe Scott Stoddard. A cena é espetacular. O carro de Pete bate e cai no mar. Já Scott decola no solo, capota e por fim pára. O piloto fica bem, bem machucado mesmo. Com isso, o americano é expulso da equipe e sai à procura de outra escuderia para correr. O resto é assistindo às longas três horas e dois discos de película.

Algumas curiosidades das gravações:
– O capacete usado por James Garner é o de Chris Amon. E o de Brian Bedford é o de Jackie Stewart.
– Os carros que foram utilizados no filme são na verdade de Fórmula 3. Eles foram modificados para ficarem parecidos com os F1.
– No total, participaram das filmagens 32 pilotos profissionais, incluindo Lorenzo Bandini, que ensinou os atores a dirigirem. No ano seguinte nove desses corredores, e também Bandini, morreram em acidentes. Em 1980, 21 dos 32 pilotos haviam morrido em decorrência de acidentes durante provas.

Anúncios

Entry filed under: Curiosidades, Fórmula 1, Pilotos.

Atrações por toda cidade Para brincar


Sobre a autora

Bárbara Franzin é paulistana, geminiana, jornalista e gremista. Tem 22 anos e trabalha na Fan Comunicação, onde assessora clientes... > Saiba mais

Tópicos recentes

Adicione por aí!

Adicione este blog aos seus favoritos com o AddThis!

Fotos no Flickr

my del.icio.us

BlogBlogs

O maior diretório de blogs e fotologs do Brasil

Apoio


%d blogueiros gostam disto: